Banco de dados realizado por Marcelo e Romulo
Subprojeto PIBID-UFRJ Letras Espanhol
Propostas Didáticas com Material
Audiovisual
Tema:
Comunicação não verbal: expressões e gestos corporais relacionados às variedades linguísticas do Espanhol.
Nível: 3º
ano do EM.
Objetivos gerais da atividade:
- Identificar os diferentes tipos de comunicação não verbal.
- Utilizar, da melhor forma, o corpo, a voz e o ambiente escolar para fazer as representações.
- Apresentar aos alunos o conceito, as funções e as principais características da comunicação não verbal.
- Conscientizar-se sobre a importância da comunicação não verbal.
- Promover a interação entre os alunos.
- Despertar o interesse, a criatividade e o senso crítico dos alunos através de um jogo interativo que represente a comunicação não verbal.
Conteúdos:
- Aquisição de expressões e palavras hispânicas.
- Comunicação não verbal.
- Gestos e expressões argentinas e colombianas.
Procedimentos:
1º Momento: Sensibilização
- Apresentar o conceito de linguagem não verbal e salientar a sua importância no âmbito social.
- Estabelecer a diferença entre comunicação verbal e não verbal e, em seguida, perguntar aos alunos quais são os gestos mais recorrentes no Brasil/Rio de Janeiro.
Duração:
5 minutos.
2º Momento: Exibição dos vídeos
- Exibir os vídeos para exemplificar o conteúdo.
Duração:
7 minutos.
3º Momento: Debate
- Discutir sobre os gestos presentes em cada cena do vídeo e explicar qual é o significado de palavras como “boludo”.
Duração:
10 minutos
4º Momento: Atividade interativa
- Propor uma atividade interativa juntamente com os alunos, através de um jogo que represente a linguagem não verbal. Nessa atividade, o professor dirá uma palavra ou expressão espanhola, como por exemplo, “sacar una foto” e consecutivamente o aluno irá dizer como representaria por gestos, essa expressão em seu país através da linguagem não verbal.
Duração:
5 minutos
5° momento: Representação
das imagens: Retomando a temática da comunicação não verbal.
- Identificar qual é a situação comunicativa representada em cada imagem. Os alunos escolherão uma das imagens expostas nos slides, se dividirão em pequenos grupos e farão um pequeno diálogo para representá-las. Com isso, colocarão em prática todo o conteúdo que foi trabalhado anteriormente, ampliando seu conhecimento e aprimorando o seu poder de percepção em relação à comunicação não verbal (expressões faciais e gestos corporais).
Duração:
23 minutos
(situación de trabajo) |
(situación de venta) |
(entrevista de empleo) |
(situación familiar) |
Recursos:
- Notebook
- PowerPoint (apresentação dos slides referentes às explicação sobre comunicação verbal e não verbal)
Vídeo 1: (5 maneras de reconocer un colombiano por sus gestos) –Puesto 4 “Ni idea”
Vídeo 2: (Gestos
Argentinos Hechos Por Dustin Luke)
Uso
de palavras e expressões hispânicas para composição da atividade interativa
como: “Vale”, “Se acabó”, “Más o menos” , “Ven aqui”, “Hacer una foto” , “Muy sabroso”.
Imagens
de comunicação não verbal.
Avaliação:
Será
realizada através da observação, participação e realização das tarefas feita
pelos alunos.
0 comentários:
Postar um comentário