sábado, 28 de fevereiro de 2015

Banco de dados realizado por Marcelo e Romulo

Subprojeto PIBID-UFRJ Letras Espanhol

Propostas Didáticas com Material Audiovisual

Tema: Comunicação não verbal: expressões e gestos corporais relacionados às variedades linguísticas do Espanhol.
Nível: 3º ano do EM.

Objetivos gerais da atividade:
  • Identificar os diferentes tipos de comunicação não verbal.
  • Utilizar, da melhor forma, o corpo, a voz e o ambiente escolar para fazer as representações.
  • Apresentar aos alunos o conceito, as funções e as principais características da comunicação não verbal.
  • Conscientizar-se sobre a importância da comunicação não verbal.
  • Promover a interação entre os alunos.
  • Despertar o interesse, a criatividade e o senso crítico dos alunos através de um jogo interativo que represente a comunicação não verbal. 

Conteúdos:
  • Aquisição de expressões e palavras hispânicas.
  • Comunicação não verbal.
  • Gestos e expressões argentinas e colombianas. 

Procedimentos:

1º Momento: Sensibilização
  • Apresentar o conceito de linguagem não verbal e salientar a sua importância no âmbito social.
  • Estabelecer a diferença entre comunicação verbal e não verbal e, em seguida, perguntar aos alunos quais são os gestos mais recorrentes no Brasil/Rio de Janeiro.

Duração: 5 minutos.

2º Momento: Exibição dos vídeos
  • Exibir os vídeos para exemplificar o conteúdo.

Duração: 7 minutos.

3º Momento: Debate
  •  Discutir sobre os gestos presentes em cada cena do vídeo e explicar qual é o significado de palavras como “boludo”.

Duração: 10 minutos

4º Momento: Atividade interativa
  •  Propor uma atividade interativa juntamente com os alunos, através de um jogo que represente a linguagem não verbal. Nessa atividade, o professor dirá uma palavra ou expressão espanhola, como por exemplo, “sacar una foto” e consecutivamente o aluno irá dizer como representaria por gestos, essa expressão em seu país através da linguagem não verbal.

Duração: 5 minutos

5° momento: Representação das imagens: Retomando a temática da comunicação não verbal.
  • Identificar qual é a situação comunicativa representada em cada imagem. Os alunos escolherão uma das imagens expostas nos slides, se dividirão em pequenos grupos e farão um pequeno diálogo para representá-las. Com isso, colocarão em prática todo o conteúdo que foi trabalhado anteriormente, ampliando seu conhecimento e aprimorando o seu poder de percepção em relação à comunicação não verbal (expressões faciais e gestos corporais).

Duração: 23 minutos 
(situación de trabajo)

(situación de venta)

 (entrevista de empleo)
(situación familiar)

Recursos:
  • Notebook
  • PowerPoint (apresentação dos slides referentes às explicação sobre comunicação verbal e não verbal)

Vídeo 1: (5 maneras de reconocer un colombiano por sus gestos) –Puesto 4 “Ni idea”

 


Vídeo 2: (Gestos Argentinos Hechos Por Dustin Luke)

 


Uso de palavras e expressões hispânicas para composição da atividade interativa como: “Vale”, “Se acabó”, “Más o menos” , “Ven aqui”,  “Hacer una foto” , “Muy sabroso”.
Imagens de comunicação não verbal.

Avaliação:

Será realizada através da observação, participação e realização das tarefas feita pelos alunos.

0 comentários:

Postar um comentário

O projeto

O projeto
Blog criado pelo subprojeto PIBID Letras Espanhol com intuito de divulgar os trabalhos realizados pelos bolsistas com a colaboração de seus coordenadores. Iniciado em Março de 2014, o projeto é realizado por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), juntamente com professores da universidade e da escola parceira.

Equipe

Bolsistas:
Brenda Dardari
Carlos Eduardo Celani
Heloise Sousa
Marcelo Henrique
Pamella Guimarães
Romulo Gomes

Coordenadores:
Antonio Francisco de Andrade Júnior
Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold

Supervisora:
Michele Souza

.

Fill out my online form.