sábado, 28 de fevereiro de 2015

2º Plano de aula da Oficina

Subprojeto PIBID-UFRJ Letras Espanhol

PLANO DE AULA
2ª AULA DAS OFICINAS DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM ESPANHOL


1. Apresentação geral:

Objetivo: Dar um panorama da oficina e realizar um levantamento sobre a relação dos alunos coma produção de vídeos.

Duração: 5 minutos.

Procedimentos: Expor oralmente o objetivo, os procedimentos da oficina e questionar as experiências dos alunos em relação à produção de vídeos.
Bolsistas: Romulo e Pamella.


2. Apresentação de curtas em Espanhol:

Objetivo: Direcionar o olhar dos alunos para captar os pontos principais de cada curta. Identificar os temas principais presentes em cada curta.

Duração: 25 minutos.

Procedimentos: Inicialmente, serão apresentados os vídeos: Cuerdas e El sándwich de Mariana. Em seguida, distribuiremos um handout no qual estarão resumidamente apresentados os temas principais de cada curta. Dessa forma, abordaremos oralmente as ideias centrais de cada curta-metragem.

Materiais: Vídeos e handout.

Bolsistas: Carlos e Heloise.


3.  Diferentes perspectivas sobre o mesmo objeto:

Objetivo: Propor uma atividade aos alunos de modo que eles desenvolvam uma pequena narrativa a partir do objeto apresentado durante a atividade.

Duração: 20 minutos.

Procedimentos: Apresentar o objeto – um óculos – comum no ambiente escolar, mostrando que, apesar de ser um objeto muito utilizado por alguns, cada pessoa possui um olhar particular sobre o mesmo e demonstrar as possíveis variedades linguísticas presentes no espanhol (las gafas, las lentes, los anteojos).

Bolsistas: Brenda, Ester e Marcelo.

Recursos: Óculos e dicionários.


Handout - 2ª aula da Oficina (10/09/2014)

Analisando os vídeos “Cuerdas” e “ El sanduwich de Mariana”, observamos alguns temas que estão  muito presentes em  discussões cotidianas, tais como:
  • Violência doméstica.                                 
  • Bullying escolar.
  • Inclusão social.
  • Valores sociais como; respeito, amizade e solidariedade.
  • Preconceito.


Ø  Atividade de curta produção narrativa em espanhol a partir das diferentes perspectivas acerca de um objeto
Frase modelo:
Ana lleva gafas porque es miope. Para Ana las gafas son esenciales pues le permiten ver las cosas del mundo.
Expressões que poderão ser utilizadas:
§  Las gafas/lentes/anteojos son: cuadradas, redondas;
                                                 pequeñas, grandes.
§  Usar/llevar, tener
Frases de ponto de partida:
§  Yo uso/llevo gafas/lentes/anteojos porque…
§  María no tiene gafas/lentes/anteojos porque le hacen bullying en la escuela…
§  Juan lleva gafas/lentes/anteojos, pues lee mucho antes dormir…



Anotações

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

O projeto

O projeto
Blog criado pelo subprojeto PIBID Letras Espanhol com intuito de divulgar os trabalhos realizados pelos bolsistas com a colaboração de seus coordenadores. Iniciado em Março de 2014, o projeto é realizado por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), juntamente com professores da universidade e da escola parceira.

Equipe

Bolsistas:
Brenda Dardari
Carlos Eduardo Celani
Heloise Sousa
Marcelo Henrique
Pamella Guimarães
Romulo Gomes

Coordenadores:
Antonio Francisco de Andrade Júnior
Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold

Supervisora:
Michele Souza

.

Fill out my online form.