2º Plano de aula da Oficina
Subprojeto PIBID-UFRJ Letras Espanhol
PLANO
DE AULA
2ª
AULA DAS OFICINAS DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM ESPANHOL
1.
Apresentação geral:
Objetivo:
Dar
um panorama da oficina e realizar um levantamento sobre a relação dos alunos
coma produção de vídeos.
Duração:
5 minutos.
Procedimentos:
Expor
oralmente o objetivo, os procedimentos da oficina e questionar as experiências
dos alunos em relação à produção de vídeos.
Bolsistas: Romulo
e Pamella.
2.
Apresentação de curtas em Espanhol:
Objetivo:
Direcionar o olhar dos alunos para captar os pontos principais de cada curta.
Identificar os temas principais presentes em cada curta.
Duração:
25 minutos.
Procedimentos:
Inicialmente,
serão apresentados os vídeos: Cuerdas
e El sándwich de Mariana. Em seguida,
distribuiremos um handout no qual
estarão resumidamente apresentados os temas principais de cada curta. Dessa
forma, abordaremos oralmente as ideias centrais de cada curta-metragem.
Materiais:
Vídeos e handout.
Bolsistas:
Carlos
e Heloise.
3. Diferentes
perspectivas sobre o mesmo objeto:
Objetivo: Propor
uma atividade aos alunos de modo que eles desenvolvam uma pequena narrativa a
partir do objeto apresentado durante a atividade.
Duração:
20 minutos.
Procedimentos:
Apresentar o objeto – um óculos – comum no ambiente escolar, mostrando que,
apesar de ser um objeto muito utilizado por alguns, cada pessoa possui um olhar
particular sobre o mesmo e demonstrar as possíveis variedades linguísticas
presentes no espanhol (las gafas, las
lentes, los anteojos).
Bolsistas:
Brenda, Ester e Marcelo.
Handout - 2ª aula da Oficina (10/09/2014)
Analisando os vídeos “Cuerdas” e “ El sanduwich de
Mariana”, observamos alguns temas que estão muito presentes em discussões cotidianas, tais como:
- Violência doméstica.
- Bullying escolar.
- Inclusão social.
- Valores sociais como; respeito, amizade e solidariedade.
- Preconceito.
Ø Atividade de curta produção narrativa
em espanhol a partir das diferentes perspectivas acerca de um objeto
Frase modelo:
Ana lleva gafas porque es miope. Para Ana las gafas son
esenciales pues le permiten ver las cosas del mundo.
Expressões
que poderão ser utilizadas:
§
Las
gafas/lentes/anteojos son: cuadradas,
redondas;
pequeñas, grandes.
§
Usar/llevar,
tener
Frases
de ponto de partida:
§
Yo uso/llevo gafas/lentes/anteojos porque…
§
María no tiene gafas/lentes/anteojos porque le hacen
bullying en la escuela…
§
Juan lleva gafas/lentes/anteojos, pues lee mucho antes
dormir…
Anotações
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário