1º Plano de aula da Oficina
Subprojeto PIBID-UFRJ Letras Espanhol
PLANO
DE AULA
1ª
AULA DA OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM ESPANHOL
OBJETIVO GERAL:
Apresentar a oficina, seus objetivos, cronograma e resultados esperados; além
de introduzir conteúdos sistêmicos básicos para dar início à produção de
pequenos vídeos.
1. Apresentação geral:
Objetivo:
Dar um panorama da oficina e realizar um levantamento sobre as expectativas dos
alunos.
Duração: 5 minutos.
Procedimentos:
1)
Expor oralmente, com auxílio de apresentação em PowerPoint, o objetivo e os
procedimentos da oficina, informando aos alunos o número de aulas e as
atividades que se realizarão em cada uma. 2) Questionar as expectativas dos
alunos e levantar suas experiências com a produção de vídeos.
2. Dinâmica interativa sensorial com palavras em Espanhol
Objetivos:
Promover
a interação entre os alunos para facilitar o andamento das oficinas, já que
partimos do princípio que todos os alunos não se conhecem. A conscientização sobre a língua espanhola e
a prática da oralidade da língua também estão entre os objetivos da atividade.
Essa dinâmica visa também estimular a concentração, a atenção e a percepção
sensorial, além de trabalhar a comunicação não verbal.
Duração:
15 minutos.
Procedimentos:
1)
Explicar oralmente como funciona a atividade; 2) realizar uma simulação para
exemplificar a tarefa; 3) Dividir os alunos em dois grupos ou mais
(dependendo do número de inscritos na oficina), colocando-os em filas. 4)
Realizar a atividade: O aluno que estiver no final dessa fila irá retirar uma
palavra de dentro de uma caixa que contém outras 9 palavras escolhidas pelos
bolsistas responsáveis pela dinâmica; escolhida a palavra, a pessoa irá
escrevê-la, com o dedo, nas costas da pessoa que está a sua frente; essa
pessoa, por sua vez escreverá nas costas da outra e assim até chegar ao
primeiro da fila, que, finalmente, terá de dizer qual foi a palavra escrita nas
suas costas na tentativa de descobrir a palavra que foi escolhida pela primeira
pessoa.
Conteúdo:
Palavras
da língua espanhola (de preferência curtas para facilitar o entendimento), como
cielo, coche, decir, fresas, gafas, guapo,
hablar, hoja, huevo, isla, lejos, mirar,
noche, puerta, regalo, reina, rojo, salir,
tienda, vaso.
Materiais:
·
Dicionários de Espanhol
·
2 caixas de sapatos confeccionadas: uma
com 10 palavras selecionadas pelos bolsistas e a outra para serem colocadas as
palavras que já foram utilizadas pelo primeiro grupo para que possam ser
utilizadas pelo segundo grupo.
Avaliação:
Participação
na atividade realizada em sala de aula.
3. Como se apresentar em
Espanhol?
Objetivo:
Introduzir conteúdos sistêmicos simples de conhecimento dos alunos a fim de
estimular a prática de apresentação pessoal oral em espanhol e colocar os
alunos em contato com diferentes variedades da língua.
Duração: 15 minutos.
Procedimentos:
1) Exibir vídeos disponibilizados pelo programa Gran Hermano em países
onde a Língua Espanhola é o idioma oficial (o primeiro vídeo foi exibido na
Argentina e o segundo na Espanha); 2) Realizar levantamento de hipóteses sobre
as produções e as características do gênero através de perguntas, tais como: o
que entenderam dos vídeos? Como a apresentação foi feita? Quais as
características da produção desses vídeos? Há diferenças no modo de falar nos
dois vídeos? 3) Os bolsistas devem realizar breve apresentação, informando seu
nome, idade, escolaridade, onde moram, suas preferências (leitura, música,
filmes, esportes, etc.) e seus hobbies; 4) Em sequência, cada aluno dever
realizar breve apresentação pessoal, podendo usar como modelo a forma de
apresentação dos bolsistas, do vídeo 1 ou do vídeo 2.
Material:
Vídeo 1:
https://www.youtube.com/watch?v=j69t8krXhP4
4. Produção dos vídeos de
apresentação
Objetivo: A
atividade consiste em colaborar com os alunos para que estes coloquem em
prática o que aprenderam e comecem a produzir vídeos através da integração, da
comunicação e do trabalho em equipe.
Duração: 20 minutos.
Procedimento: 1)
explicar aos alunos que, em dupla, será feita uma pequena gravação de
apresentações pessoais semelhantes à apresentação já feita anteriormente por
eles. Para isso, deverão utilizar seus próprios recursos (celulares ou câmera
digital); 2) distribuir pequenas fichas sortidas com expressões-chave que
servirão como guia para a apresentação e gravação dos vídeos, por exemplo: “Me
llamo ______”, “Vivo en _______”.
Materiais: Aparatos
eletrônicos com câmera filmadora (smartphones, câmera digital); fichas de
apresentação para a gravação do vídeo impressas em A4.
Avaliação: Concluída
a atividade, os vídeos devem ser editados e publicados em casa no grupo do
Facebook “Oficinas de Espanhol na E.T.E.R. – PIBID UFRJ”. Avaliação será feita
a partir da realização da postagem dos vídeos.
0 comentários:
Postar um comentário