sábado, 28 de fevereiro de 2015

1º Plano de aula da Oficina

Subprojeto PIBID-UFRJ Letras Espanhol


PLANO DE AULA
1ª AULA DA OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM ESPANHOL


OBJETIVO GERAL: Apresentar a oficina, seus objetivos, cronograma e resultados esperados; além de introduzir conteúdos sistêmicos básicos para dar início à produção de pequenos vídeos.

1. Apresentação geral:

Objetivo: Dar um panorama da oficina e realizar um levantamento sobre as expectativas dos alunos.

Duração: 5 minutos.

Procedimentos: 
1) Expor oralmente, com auxílio de apresentação em PowerPoint, o objetivo e os procedimentos da oficina, informando aos alunos o número de aulas e as atividades que se realizarão em cada uma. 2) Questionar as expectativas dos alunos e levantar suas experiências com a produção de vídeos.

2. Dinâmica interativa sensorial com palavras em Espanhol

Objetivos: Promover a interação entre os alunos para facilitar o andamento das oficinas, já que partimos do princípio que todos os alunos não se conhecem.  A conscientização sobre a língua espanhola e a prática da oralidade da língua também estão entre os objetivos da atividade. Essa dinâmica visa também estimular a concentração, a atenção e a percepção sensorial, além de trabalhar a comunicação não verbal.

Duração: 15 minutos.

Procedimentos: 1) Explicar oralmente como funciona a atividade; 2) realizar uma simulação para exemplificar a tarefa; 3) Dividir os alunos em dois grupos ou mais (dependendo do número de inscritos na oficina), colocando-os em filas. 4) Realizar a atividade: O aluno que estiver no final dessa fila irá retirar uma palavra de dentro de uma caixa que contém outras 9 palavras escolhidas pelos bolsistas responsáveis pela dinâmica; escolhida a palavra, a pessoa irá escrevê-la, com o dedo, nas costas da pessoa que está a sua frente; essa pessoa, por sua vez escreverá nas costas da outra e assim até chegar ao primeiro da fila, que, finalmente, terá de dizer qual foi a palavra escrita nas suas costas na tentativa de descobrir a palavra que foi escolhida pela primeira pessoa.

Conteúdo: Palavras da língua espanhola (de preferência curtas para facilitar o entendimento), como cielo, coche, decir, fresas, gafas, guapo, hablar, hoja, huevo, isla, lejos, mirar, noche, puerta, regalo, reina, rojo, salir, tienda, vaso.

Materiais:
·         Dicionários de Espanhol
·         2 caixas de sapatos confeccionadas: uma com 10 palavras selecionadas pelos bolsistas e a outra para serem colocadas as palavras que já foram utilizadas pelo primeiro grupo para que possam ser utilizadas pelo segundo grupo.

Avaliação: Participação na atividade realizada em sala de aula.

3. Como se apresentar em Espanhol?

Objetivo: Introduzir conteúdos sistêmicos simples de conhecimento dos alunos a fim de estimular a prática de apresentação pessoal oral em espanhol e colocar os alunos em contato com diferentes variedades da língua.

Duração: 15 minutos.

Procedimentos: 1) Exibir vídeos disponibilizados pelo programa Gran Hermano em países onde a Língua Espanhola é o idioma oficial (o primeiro vídeo foi exibido na Argentina e o segundo na Espanha); 2) Realizar levantamento de hipóteses sobre as produções e as características do gênero através de perguntas, tais como: o que entenderam dos vídeos? Como a apresentação foi feita? Quais as características da produção desses vídeos? Há diferenças no modo de falar nos dois vídeos? 3) Os bolsistas devem realizar breve apresentação, informando seu nome, idade, escolaridade, onde moram, suas preferências (leitura, música, filmes, esportes, etc.) e seus hobbies; 4) Em sequência, cada aluno dever realizar breve apresentação pessoal, podendo usar como modelo a forma de apresentação dos bolsistas, do vídeo 1 ou do vídeo 2.

Material:
Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=j69t8krXhP4

4. Produção dos vídeos de apresentação

Objetivo: A atividade consiste em colaborar com os alunos para que estes coloquem em prática o que aprenderam e comecem a produzir vídeos através da integração, da comunicação e do trabalho em equipe.

Duração: 20 minutos.

Procedimento: 1) explicar aos alunos que, em dupla, será feita uma pequena gravação de apresentações pessoais semelhantes à apresentação já feita anteriormente por eles. Para isso, deverão utilizar seus próprios recursos (celulares ou câmera digital); 2) distribuir pequenas fichas sortidas com expressões-chave que servirão como guia para a apresentação e gravação dos vídeos, por exemplo: “Me llamo ______”, “Vivo en _______”.
Materiais: Aparatos eletrônicos com câmera filmadora (smartphones, câmera digital); fichas de apresentação para a gravação do vídeo impressas em A4.

Avaliação: Concluída a atividade, os vídeos devem ser editados e publicados em casa no grupo do Facebook “Oficinas de Espanhol na E.T.E.R. – PIBID UFRJ”. Avaliação será feita a partir da realização da postagem dos vídeos.



0 comentários:

Postar um comentário

O projeto

O projeto
Blog criado pelo subprojeto PIBID Letras Espanhol com intuito de divulgar os trabalhos realizados pelos bolsistas com a colaboração de seus coordenadores. Iniciado em Março de 2014, o projeto é realizado por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), juntamente com professores da universidade e da escola parceira.

Equipe

Bolsistas:
Brenda Dardari
Carlos Eduardo Celani
Heloise Sousa
Marcelo Henrique
Pamella Guimarães
Romulo Gomes

Coordenadores:
Antonio Francisco de Andrade Júnior
Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold

Supervisora:
Michele Souza

.

Fill out my online form.