Banco de dados realizado por Brenda e Ester
Subprojeto PIBID-UFRJ Letras Espanhol
Propostas Didáticas com Material
Audiovisual
PLANO
DE AULA
Atividades
relacionadas aos dois comerciais que abordam a temática da infância
1) Introdução ao gênero propaganda:
Objetivo: Introduzir
aos alunos a estrutura básica de uma propaganda, isto é, do que ela se
constitui, mostrando quais suas funções e intenções principais. Dessa forma,
pretende-se que eles possam conhecer um pouco mais acerca desse gênero.
Duração: 10
minutos.
Procedimentos: Expor
aos alunos um panorama básico abrangendo as características centrais a partir
das quais se define uma propaganda. Em seguida, explicar-lhes com exemplos o
significado de cada característica instigando-lhes a dizer o que já sabiam
sobre esse gênero (exemplos: os comerciais “Compre batom”, “Havaianas: Todo
mundo usa”, que visam persuadir as pessoas); o que desconheciam; o que mais lhe
chamam atenção nesse gênero; suas perspectivas em geral.
2) Apresentação dos vídeos:
Objetivo: Apresentar
aos alunos a propaganda, de fato, através de dois vídeos em Espanhol, de forma
que posteriormente eles possam expor suas impressões sobre os mesmos e
relacionar a estrutura dessas propagandas com o que lhes foi apresentado na 1ª
atividade.
Duração: 10
minutos.
Procedimentos: Exibir
dois vídeos em Espanhol pertencentes ao gênero propaganda: "Querido
gatito" (vídeo 1) e "Me lo pido (Juguettos)" (vídeo 2) – o vídeo
1 usa a figura do gato, anunciando uma marca de comida para gatos. Já o vídeo
2, apresenta crianças anunciando uma loja de brinquedos. Em seguida, será
explicada a temática de ambos os vídeos, desta forma, instigando os alunos a
exporem suas impressões e guiando-os a fazerem uma relação/comparação das
estruturas dessas propagandas com a estrutura básica que lhes foi apresentada na
1ª atividade.
3) Criação de seu próprio diálogo:
Objetivo: Apresentar
aos alunos algumas falas utilizadas nos vídeos assistidos, e pedindo que eles
se dividam em duplas ou trios para que produzam suas próprias falas. Serão
entregues handouts aos alunos para facilitar a criação de suas falar em
espanhol.
Duração: 15
minutos.
Procedimentos: Oralmente,
os alunos devem comentar sobre o que entenderam nas falas utilizadas em cada
comercial. Logo após, o
professor mostrará algumas estruturas utilizadas nos dois vídeos, como os
enunciados utilizados, por ex., no vídeo 1: “Ahora es mi deber como jefe de
familia darte las bienvenidas” e no
vídeo 2: “Sean como sean y pidan lo que pidan le tiene los juguettos”/”Me lo
pido”. Dessa
forma, o professor mostrará que o vídeo 1 se caracteriza por ser um vídeo em que
um gato mais velho (anfitrião) dá as boas-vindas para um mais novo, ensinando-o
as coisas que deve fazer, principalmente, anunciando a ração de gatos. Já no
vídeo 2, o professor mostrará que se trata de anunciar a loja de brinquedos
“Juguettos”, por isso, algumas crianças aparecem durante o vídeo pedindo seus
presentes de Natal; pode-se enfatizar ainda as construções com pronomes
complemento direto e indireto na mesma sentença. Em seguida, o professor pedirá
aos alunos para se dividirem em duplas ou trios e criarem suas próprias falas para
um novo vídeo comercial, baseando-se nos vídeos assistidos em aula.
4) Criação de seu próprio comercial:
Objetivo: Utilizar
as falas criadas pelos alunos na atividade anterior, a fim de que eles produzam
pequenos vídeos em espanhol, como os comerciais assistidos.
Duração: 15
minutos.
Procedimentos: Manter
a turma dividida em dupla ou trio, deixá-los treinar suas falas para gravarem
os vídeos e pedir para cada grupo gravar o seu próprio comercial.
5) Fontes:
Vídeo
1: https://www.youtube.com/watch?v=cSYJSa9BnO4
– Anúncio “Querido gatito”
Vídeo2:https://www.youtube.com/watch?v=1QFb64yLLiU&list=PLhyX4hW5S75lRbhfx0u4aY26k9g-AzYCV
- Anúncio “JUGUETTOS Navidad 2014 – Me
lo pido, me lo pido”
HANDOUT
Ejemplos de estructuras para la
producción de un comercial
1) Un comercial de venta de productos:
“Solamente
hoy, toda la tienda por el 50% de rebaja...”
“Para
comprar no se necesita salir de casa, solo necesitas llamar al número...”
“Compre
Pedigree, pues su perro merece todo lo bueno ..”
“Los
gatos prefieren Whiskas...”
2) Un comercial de venta de pasajes aéreos:
“Su
familia merece lo mejor, su familia merece volar con aerolínea...”
“Compra
ya tu boleto aéreo y disfruta tus vacaciones en...”
“Traiga
su familia para acá, visite...”
“Las
mejores vacaciones son en...”
3) Un comercial de conciertos y cartelera de cine:
“Lleva
a tu mamá al concierto de… en este día de las madres/ Venga a pasar el día de
las madres en el concierto de...”
“No
te puedes perder el último concierto de… en la gira...”
“La
mejor cantante de todos los tiempos va a hacer su última presentación el
(fecha) en la/el cancha/estadio…”
“El
15 de diciembre estrenará la nueva película del director..., ¡no te la
pierdas!”
0 comentários:
Postar um comentário