sábado, 28 de fevereiro de 2015

Banco de dados realizado por Brenda e Ester

Subprojeto PIBID-UFRJ Letras Espanhol

Propostas Didáticas com Material Audiovisual

PLANO DE AULA
Atividades relacionadas aos dois comerciais que abordam a temática da infância

1) Introdução ao gênero propaganda:

Objetivo: Introduzir aos alunos a estrutura básica de uma propaganda, isto é, do que ela se constitui, mostrando quais suas funções e intenções principais. Dessa forma, pretende-se que eles possam conhecer um pouco mais acerca desse gênero.

Duração: 10 minutos.

Procedimentos: Expor aos alunos um panorama básico abrangendo as características centrais a partir das quais se define uma propaganda. Em seguida, explicar-lhes com exemplos o significado de cada característica instigando-lhes a dizer o que já sabiam sobre esse gênero (exemplos: os comerciais “Compre batom”, “Havaianas: Todo mundo usa”, que visam persuadir as pessoas); o que desconheciam; o que mais lhe chamam atenção nesse gênero; suas perspectivas em geral.

2) Apresentação dos vídeos:

Objetivo: Apresentar aos alunos a propaganda, de fato, através de dois vídeos em Espanhol, de forma que posteriormente eles possam expor suas impressões sobre os mesmos e relacionar a estrutura dessas propagandas com o que lhes foi apresentado na 1ª atividade.

Duração: 10 minutos.

Procedimentos: Exibir dois vídeos em Espanhol pertencentes ao gênero propaganda: "Querido gatito" (vídeo 1) e "Me lo pido (Juguettos)" (vídeo 2) – o vídeo 1 usa a figura do gato, anunciando uma marca de comida para gatos. Já o vídeo 2, apresenta crianças anunciando uma loja de brinquedos. Em seguida, será explicada a temática de ambos os vídeos, desta forma, instigando os alunos a exporem suas impressões e guiando-os a fazerem uma relação/comparação das estruturas dessas propagandas com a estrutura básica que lhes foi apresentada na 1ª atividade.

3) Criação de seu próprio diálogo:

Objetivo: Apresentar aos alunos algumas falas utilizadas nos vídeos assistidos, e pedindo que eles se dividam em duplas ou trios para que produzam suas próprias falas. Serão entregues handouts aos alunos para facilitar a criação de suas falar em espanhol.

Duração: 15 minutos.

Procedimentos: Oralmente, os alunos devem comentar sobre o que entenderam nas falas utilizadas em cada comercial. Logo após, o professor mostrará algumas estruturas utilizadas nos dois vídeos, como os enunciados utilizados, por ex., no vídeo 1: “Ahora es mi deber como jefe de familia darte las bienvenidas”  e no vídeo 2: “Sean como sean y pidan lo que pidan le tiene los juguettos”/”Me lo pido”. Dessa forma, o professor mostrará que o vídeo 1 se caracteriza por ser um vídeo em que um gato mais velho (anfitrião) dá as boas-vindas para um mais novo, ensinando-o as coisas que deve fazer, principalmente, anunciando a ração de gatos. Já no vídeo 2, o professor mostrará que se trata de anunciar a loja de brinquedos “Juguettos”, por isso, algumas crianças aparecem durante o vídeo pedindo seus presentes de Natal; pode-se enfatizar ainda as construções com pronomes complemento direto e indireto na mesma sentença. Em seguida, o professor pedirá aos alunos para se dividirem em duplas ou trios e criarem suas próprias falas para um novo vídeo comercial, baseando-se nos vídeos assistidos em aula.

4) Criação de seu próprio comercial:

Objetivo: Utilizar as falas criadas pelos alunos na atividade anterior, a fim de que eles produzam pequenos vídeos em espanhol, como os comerciais assistidos.

Duração: 15 minutos.

Procedimentos: Manter a turma dividida em dupla ou trio, deixá-los treinar suas falas para gravarem os vídeos e pedir para cada grupo gravar o seu próprio comercial.

5) Fontes:
Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=cSYJSa9BnO4 – Anúncio “Querido gatito”
Vídeo2:https://www.youtube.com/watch?v=1QFb64yLLiU&list=PLhyX4hW5S75lRbhfx0u4aY26k9g-AzYCV -  Anúncio “JUGUETTOS Navidad 2014 – Me lo pido, me lo pido”

HANDOUT
Ejemplos de estructuras para la producción de un comercial

1) Un comercial de venta de productos:
“Solamente hoy, toda la tienda por el 50% de rebaja...”
“Para comprar no se necesita salir de casa, solo necesitas llamar al número...”
“Compre Pedigree, pues su perro merece todo lo bueno ..”
“Los gatos prefieren Whiskas...”

2) Un comercial de venta de pasajes aéreos:
“Su familia merece lo mejor, su familia merece volar con aerolínea...”
“Compra ya tu boleto aéreo y disfruta tus vacaciones en...”
“Traiga su familia para acá, visite...”
“Las mejores vacaciones son en...”

3) Un comercial de conciertos y cartelera de cine:
“Lleva a tu mamá al concierto de… en este día de las madres/ Venga a pasar el día de las madres en el concierto de...”
“No te puedes perder el último concierto de… en la gira...”
“La mejor cantante de todos los tiempos va a hacer su última presentación el (fecha) en la/el cancha/estadio…”

“El 15 de diciembre estrenará la nueva película del director..., ¡no te la pierdas!” 

0 comentários:

Postar um comentário

O projeto

O projeto
Blog criado pelo subprojeto PIBID Letras Espanhol com intuito de divulgar os trabalhos realizados pelos bolsistas com a colaboração de seus coordenadores. Iniciado em Março de 2014, o projeto é realizado por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), juntamente com professores da universidade e da escola parceira.

Equipe

Bolsistas:
Brenda Dardari
Carlos Eduardo Celani
Heloise Sousa
Marcelo Henrique
Pamella Guimarães
Romulo Gomes

Coordenadores:
Antonio Francisco de Andrade Júnior
Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold

Supervisora:
Michele Souza

.

Fill out my online form.