sábado, 28 de fevereiro de 2015

4º Plano de aula da Oficina

Subprojeto PIBID-UFRJ Letras Espanhol

PLANO DE AULA
4ª AULA DAS OFICINAS DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM ESPANHOL

1. Apresentação geral
Objetivo: Refletir com os alunos da oficina os seguintes temas: diversidade de gênero, discriminação e preconceito racial.
Duração: 15 minutos.
Procedimentos: Esta atividade será realizada pelos bolsistas Marcelo Henrique, Pamella Guimarães e Romulo Gomes, e se iniciará através de perguntas aos alunos sobre suas opiniões sobre estes temas. Em seguida, os alunos assistirão o vídeo “¿Dónde está la diferencia?”, que aborda a temática da diversidade de gênero de uma forma lúdica e criativa. A partir deste vídeo, os bolsistas perguntarão aos alunos a compreenssão de cada um sobre o vídeo e o que puderam entender, após o vídeo, sobre tais temas. Por fim, se discutirá se os alunos conhecem alguém do ambiente escolar ou familiar que tenha sofrido algum tipo de preconceito ou discriminação.

2. Elementos que compõe a narrativa
Objetivo: Apresentar aos alunos os elementos fundamentais para a composição de uma narrativa, visto que, ao final dos encontros da oficina eles produzirão um vídeo final que pode conter a estrutura de uma narrativa. Para ilustrar estes elementos, será entregue um handout para definir e exemplificar cada elemento da narrativa.
Duração: 15 minutos.
Procedimentos: Esta atividade será realizada pelas bolsistas Brenda Dardari e Ester Moraes. Inicialmente, as bolsistas perguntarão aos alunos suas concepções sobre personagem, foco narrativo, tempo e espaço. Logo após, será entregue um handout contendo todos estes elementos, ilustrando-os com definições e exemplificações de dois filmes atuais: “O Gato de botas” e “Frozen”, para facilitar o entendimento destes conceitos. Em seguida, estes elementos narrativos serão relacionados ao vídeo assistido na atividade anterior e será entregue a cada aluno uma ficha na qual deverão completar com os elementos do vídeo assistido.

3) Instrução acerca da construção de um guión (roteiro)
Objetivo: Através de um handout em espanhol, pretende-se esclarecer aos alunos como se constitui um guión, de forma que posteriormente possam estar preparados para fazer o roteiro de sua produção audiovisual final contemplando a estrutura básica que lhes foi apresentada.
Duração: 20 minutos.
Procedimento: Esta atividade será realizada pelos bolsistas Carlos Celani e Heloise Sousa, que primeiramente lerão aos alunos o handout em espanhol “Guión - Producción de Cortos” apresentando e explicando-lhes os conceitos de guión, escena, personajes, argumento, secuencia, tiempo e espacio. Em seguida, os bolsistas distribuirão um roteiro de produção de vídeo para que os alunos possam preencher com as ideias principais da produção audiovisual que pretendem produzir.

4) Fonte:

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NDNCQJHcH1E Curta-metragem “¿Dónde está la diferencia?”.

0 comentários:

Postar um comentário

O projeto

O projeto
Blog criado pelo subprojeto PIBID Letras Espanhol com intuito de divulgar os trabalhos realizados pelos bolsistas com a colaboração de seus coordenadores. Iniciado em Março de 2014, o projeto é realizado por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), juntamente com professores da universidade e da escola parceira.

Equipe

Bolsistas:
Brenda Dardari
Carlos Eduardo Celani
Heloise Sousa
Marcelo Henrique
Pamella Guimarães
Romulo Gomes

Coordenadores:
Antonio Francisco de Andrade Júnior
Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold

Supervisora:
Michele Souza

.

Fill out my online form.