4º Plano de aula da Oficina
Subprojeto PIBID-UFRJ Letras Espanhol
PLANO
DE AULA
4ª AULA DAS
OFICINAS DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM ESPANHOL
1. Apresentação geral
Objetivo:
Refletir com os alunos da oficina os seguintes temas: diversidade de gênero,
discriminação e preconceito racial.
Duração: 15
minutos.
Procedimentos: Esta
atividade será realizada pelos bolsistas Marcelo Henrique, Pamella Guimarães e
Romulo Gomes, e se iniciará através de perguntas aos alunos sobre suas opiniões
sobre estes temas. Em seguida, os alunos assistirão o vídeo “¿Dónde está la
diferencia?”, que aborda a temática da diversidade de gênero de uma forma
lúdica e criativa. A partir deste vídeo, os bolsistas perguntarão aos alunos a
compreenssão de cada um sobre o vídeo e o que puderam entender, após o vídeo, sobre
tais temas. Por fim, se discutirá se os alunos conhecem alguém do ambiente
escolar ou familiar que tenha sofrido algum tipo de preconceito ou
discriminação.
2. Elementos que compõe a narrativa
Objetivo: Apresentar
aos alunos os elementos fundamentais para a composição de uma narrativa, visto
que, ao final dos encontros da oficina eles produzirão um vídeo final que pode
conter a estrutura de uma narrativa. Para ilustrar estes elementos, será
entregue um handout para definir e
exemplificar cada elemento da narrativa.
Duração:
15 minutos.
Procedimentos: Esta
atividade será realizada pelas bolsistas Brenda Dardari e Ester Moraes.
Inicialmente, as bolsistas perguntarão aos alunos suas concepções sobre
personagem, foco narrativo, tempo e espaço. Logo após, será entregue um handout contendo todos estes elementos,
ilustrando-os com definições e exemplificações de dois filmes atuais: “O Gato
de botas” e “Frozen”, para facilitar o entendimento destes conceitos. Em
seguida, estes elementos narrativos serão relacionados ao vídeo assistido na
atividade anterior e será entregue a cada aluno uma ficha na qual deverão completar
com os elementos do vídeo assistido.
3) Instrução acerca da construção de
um guión (roteiro)
Objetivo: Através
de um handout em espanhol, pretende-se
esclarecer aos alunos como se constitui um guión,
de forma que posteriormente possam estar preparados para fazer o roteiro de sua
produção audiovisual final contemplando a estrutura básica que lhes foi
apresentada.
Duração: 20
minutos.
Procedimento: Esta
atividade será realizada pelos bolsistas Carlos Celani e Heloise Sousa, que
primeiramente lerão aos alunos o handout em
espanhol “Guión - Producción de
Cortos” apresentando e explicando-lhes os conceitos de guión, escena, personajes, argumento, secuencia, tiempo e espacio. Em seguida, os bolsistas distribuirão
um roteiro de produção de vídeo para que os alunos possam preencher com as
ideias principais da produção audiovisual que pretendem produzir.
4) Fonte:
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=NDNCQJHcH1E
Curta-metragem “¿Dónde está la diferencia?”.
0 comentários:
Postar um comentário